E se você fosse expulsa de um shopping por usar esmalte de unha?

A personagem principal desta história ainda não foi identificada, mas já se tornou uma heroína nas redes sociais. Não sem razão. A mulher em questão, de Riad, capital da Arábia Saudita, enfrentou a famigerada Comissão para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício, a polícia religiosa do país, e postou no Youtube o duelo.

A discussão ocorreu, segundo o jornal Saudi Gazette, no shopping center Hayat. A mulher é abordada por integrantes da polícia religiosa saudita e um deles diz a ela: “Você não vê um fio de cabelo das outras mulheres enquanto fica por aí mostrando seu esmalte em público”. Em seguida, o homem afirma que ela deve deixar o shopping.

A mulher, indignada, se recusa, ameaça publicar o vídeo na internet e, notemos o absurdo, diz que a polícia religiosa tem apenas a missão de orientar e não de perseguir as pessoas.

Por que a polícia religiosa existe?

Entender a existência e da Comissão para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício é entender a política da Arábia Saudita. A polícia religiosa é uma das muitas concessões feitas pela família Saud aos religiosos wahabitas. Desde que o reino foi fundado, em 1932, os Saud obtêm sua legitimidade, em grande parte, dos wahabitas. Como esses professam uma versão ultrarradical do Islã, as concessões miram os costumes e, assim, afetam particularmente as mulheres. Entre outras coisas, as mulheres sauditas não podem dirigir ou alugar um quarto de hotel sozinhas.

Por episódios como este do shopping de Riad, a influência wahabita traz uma péssima publicidade para a Arábia Saudita e deixa indignados parte dos cidadãos do país que não concordam com esse conservadorismo. Atualmente, o rei Abdallah bin Abdul Aziz Al-Saud vem tentando fazer mínimas concessões às mulheres, como a de permitir o voto feminino a partir de 2015. É muito pouco, mas se uma posição da qual não se pode esperar um traço de progressismo é do rei da Arábia Saudita.

Confira abaixo o vídeo, traduzido pelo The Middle East Media Research Institute:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s