Fifa libera véus para jogadoras muçulmanas

Seleções femininas do Irã e de Papua Nova Guiné disputam partida nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura. Foto:  Eddie Chen / SPH-SYOGOC
Seleções femininas do Irã e de Papua Nova Guiné disputam partida nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura. Foto: Eddie Chen / SPH-SYOGOC

A International Board da Fifa, órgão que determina as regras do futebol, autorizou na quinta-feira 5 que as mulheres muçulmanas usem dois tipos de véus durante partidas de futebol. O traje estava proibido desde 2007, mas agora dois modelos de hijab (que deixa o rosto todo de fora) foram aprovados: um com velcro e outro com pregas magnéticas. Segundo a Board, os dois véus não representam risco para as mulheres.

A decisão tem o peso simbólico de indicar que, para a Fifa, o véu não é considerado “propaganda religiosa”. Além de proibir itens no uniforme perigosos aos atletas, a Fifa bane também adereços religiosos. Como dois tipos de hijab foram liberados com a alegação de que não comprometem a integridade física das atletas, está implícita a afirmação de que a Fifa não enxerga os véus como objeto religioso.

Atualmente, dois países exigem que suas esportistas usem véus: o Irã e a Arábia Saudita, duas teocracias. Em junho, a Fifa proibiu a seleção iraniana de disputar as eliminatórias dos Jogos Olímpicos por conta do véu. Três jogadoras da Jordânia que se recusaram a entrar em campo sem o véu também foram punidas.

Foto: Eddie Chen / SPH-SYOGOC

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s