valsa com bashir

Sugestão de filme: Valsa com Bashir

valsa - capaO filme é antigo, mas vale a dica, especialmente no aniversário do Massacre de Sabra e Shatila, nesta terça-feira 18 de setembro. Valsa com Bashir, do israelense Ari Folman, é uma animação que mostra a busca do próprio Folman pelas memórias da Guerra do Líbano, travada em 1982 quando Israel invade o país vizinho.

Folman não consegue se lembrar do papel que desempenhou no confronto, mas após conversar com uma psicóloga e com ex-companheiros, começa a recordar as memórias, incluindo as do massacre de palestinos e xiitas libaneses cometido por falangistas cristãos sob a guarida do Exército de Israel.

O ponto alto do filme, além das cenas finais, é a participação do premiado correspondente de guerra Ron Ben-Yishai. O jornalista israelense, que dubla a si mesmo em Valsa com Bashir, conta como denunciou o massacre ao então ministro da Defesa de Israel, Ariel Sharon, e foi ignorado.

Valsa com Bashir ganhou o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em 2008 e perdeu o Oscar na mesma categoria para o japonês A Partida (Departures).

Título: Valsa com Bashir
Título original: Vals Im Bashir
Diretor: Ari Folman

Confira abaixo o trailer de Valsa com Bashir:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s