Jornalista Mona Eltahawy é presa nos EUA por pichar anúncio contra muçulmanos

Mona é presa em Nova York. Imagem: reprodução

A jornalista e ativista egípcia-americana Mona Eltahawy se envolveu em uma nova polêmica, desta vez nos Estados Unidos. Em novembro de 2011, ela foi presa, espancada e abusada por policiais egípcios durante protesto no Cairo contra o Conselho Supremo das Forças Armadas. Em abril deste ano, Mona escreveu uma reportagem de capa na Foreign Policy dizendo que os homens árabes odeiam as mulherese foi duramente criticada. Agora, Mona foi presa nos Estados Unidos.

Como mostram este vídeo e a reportagem do New York Post, Mona decidiu pichar um anúncio que generaliza e prega o ódio aos muçulmanos e foi espalhado em dez grandes estações de metrô de Nova York. Uma defensora do anúncio, identificada pelo NYP como Pamela Hall, intercedeu e discutiu com Mona ao tentar impedir a pichação. A polícia, então, chegou ao local e prendeu a ativista.

O anúncio contra o qual Mona protestava é realmente nojento. Pago pelo American Freedom Defense Initiative, um grupo pró-Israel dirigido pela também ativista Pamela Geller, o anúncio diz: “Em qualquer guerra entre o homem civilizado e o selvagem apoie o civilizado, apoie Israel e combata a Jihad”.

Ainda que o anúncio seja deprimente, ele tem o direito de estar lá. Como explicou Walter Hupsel em texto de abril de 2010 na coluna On the Rocks no Yahoo!, nos Estados Unidos a liberdade de expressão “permite a divulgação e propaganda de ideias de ódio, de racismo”. É a mesma lei que permite a produção e veiculação do igualmente lamentável Inocência dos Muçulmanos.

Na discussão com Pamela Hall no metrô, Mona reconhece que o anúncio é “liberdade de expressão”, mas diz que sua pichação também é. Não conheço a lei norte-americana em detalhes, mas tenho certeza de que pichar locais públicos é mesmo crime. Ao que parece, Mona se deu mal e ainda conseguiu ampliar o alcance dos odiosos anúncios.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s