Would you have sex with an Arab?

Cena do trailer de “Would you have sex with an Arab?”. Foto: Reprodução

A cineasta francesa Yolande Zauberman tentou fazer um filme sobre um suposto romance que a ex-primeira-ministra de Israel Golda Meir teve com um banqueiro árabe durante o Mandato Britânico da Palestina (1922-1948), mas não teve sucesso. A polêmica a respeito do tema era tão grande que Yolande desistiu.

Do fracasso surgiu uma outra história, que se tornou um documentário. Yolande entrevistou diversos israelenses – judeus e árabes – na cena mais liberal de Israel, entre os jovens de Tel-Aviv, e fez duas questões: “você faria sexo com um árabe?” para os judeus e “você faria sexo com um judeu israelense?” para os árabes. As respostas estão no documentário Would you have sex with an Arab?.

Em entrevista ao Al-Monitor, Yolande conta que teve dificuldades para identificar quais jovens eram árabes e quais eram judeus, mas disse que, entre eles, uns reconhecem aos outros por conta da forma de agir e até mesmo de nuances da vestimenta. Hoje, um quinto da população de Israel é de árabes. São pessoas que sofrem forte preconceito dentro de Israel e são vistas como traidoras pelos palestinos que vivem nos territórios ocupados ou como refugiados.

Yolande fez a pergunta aos entrevistados apenas quando a câmera já estava ligada, obrigando-os a pensar antes de dar a resposta. Isso fez as pessoas buscarem no fundo da alma o que pensam sobre o “outro” para poder responder a questão. Esta característica do documentário pode ser vista inclusive no trailer:

WOULD YOU HAVE SEX WITH AN ARAB ? -… por CoteCine

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s