A oposição iraniana é contra o programa nuclear?

A Folha de S.Paulo publicou ontem uma reportagem interessante de seu correspondente em Jerusalém, Marcelo Ninio, com as opiniões de judeus iranianos a respeito de um possível ataque de Israel ao Irã. Há depoimentos muito interessantes, mas um é particularmente preocupante, o de Menashe Amir, apresentador de um programa em farsi (idioma majoritário do Irã) na rádio pública de Israel. Segundo Amir, “O ataque enfraqueceria o regime e daria coragem à oposição”.

A opinião é preocupante pois expõe um ponto de vista equivocado, que pode fazer cidadãos israelenses se colocarem a favor ou contra um ataque com base em informações erradas.

É de conhecimento público que a oposição iraniana, incluindo lideranças da chamada Revolução Verde de 2009, não é contrária ao programa nuclear. Como já mostrava reportagem da AP em novembro de 2011, o programa nuclear é uma questão de orgulho nacional, e os opositores costumam se manter calados sobre ele, num sinal de apoio tácito ao governo.

Tanto isto é verdade que, durante seu último discurso na Assembleia Geral da ONU, o primeiro-ministro de Israel citou palavras do ex-presidente iraniano Ali Akbar Hashemi Rafsanjani, hoje um opositor, nas quais ele fala sobre os efeitos de um ataque nuclear a Israel.

Uma guerra de longo prazo contra o Irã certamente poderia enfraquecer o regime, mas também devastaria o país. Um ataque como Israel planeja, “cirúrgico” e direcionado às instalações nucleares, no entanto, poderia servir para galvanizar o domínio do regime sobre o Irã, enfraquecendo ainda mais a oposição.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s