Quantos muçulmanos vivem no Reino Unido?

reino unido_religiao

O censo do Reino Unido, divulgado nesta terça-feira 11, atualizou o número de muçulmanos que vivem no país. De acordo com os dados de 2001, havia naquele ano 1,55 milhão de muçulmanos em solo britânico, que representavam 3% da população. Os dados de 2011 mostram que agora há 2,7 milhões de muçulmanos no Reino Unido, que representam 5% da população.

Isso significa que os muçulmanos são o segundo maior grupo religioso no país, atrás apenas dos cristãos, que diminuíram bastante sua representatividade na sociedade britânica. Em 2001, 72% (37,3 milhões) se declaravam cristãos no Reino Unido, contra 59% (33,2 milhões) em 2011. O número de pessoas sem filiação religiosa subiu: de 15% (7,7 milhões) em 2011 para 25% (14,1 milhões) em 2011.

A maior proporção de muçulmanos no Reino Unido está na capital, Londres, onde 12% da população seguem o Islã. Em seguida aparecem as regiões de West Midlands (onde ficam Birmingham e Coventry) e Yorkshire and The Humber (onde ficam Leeds, Sheffield e York).

Cristãos – 59%
Sem religião – 25%
Não responderam – 7%
Muçulmanos – 5%
Outras religiões – 4%

(Neste grupo de outras religiões, as quatro maiores são: Hindu – 817 mil pessoas; Sikh – 423 mil; Judaísmo – 263 mil; e Budismo – 248 mil. Outras 240 mil pessoas se identificaram com outras religiões, como bruxaria, Zoroastrismo, Baha’i, Paganismo, Cientologia e Espiritualismo, entre outras)

O vídeo abaixo traz mais detalhes sobre a religião dos britânicos (em inglês)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s