Quantos muçulmanos existem no mundo?

O Fórum Pew para Religião e Vida Pública divulgou na terça-feira 18 uma imensa pesquisa na qual detalha o número de afiliados às principais religiões do mundo. Segundo os dados, baseados em 2,5 mil estudos feitos em 230 países e territórios, os muçulmanos formam o segundo maior grupo religioso, com 1,6 bilhão de pessoas, ou 23,2% do total.

Dos muçulmanos, entre 87% e 90% são sunitas e entre 10% e 13% são xiitas. Esses números são imprecisos pois esse tipo de pesquisa por subgrupo é raramente feita em muitos países e nunca foi realizada oficialmente em alguns. Em um outro estudo sobre a população muçulmana de 2009, o Pew mostrou que a maioria dos xiitas (entre 68% e 80%) vivem em apenas quatro países: Irã, Paquistão, Índia e Iraque.

Como mostra o mapa abaixo, a maior parte dos muçulmanos (61,7%) vive na região da Ásia-Pacífico, onde estão os quatro países com mais muçulmanos no mundo: Indonésia, Índia, Paquistão e Bangladesh. Em seguida aparecem o Oriente Médio e o Norte da África (19,8%) e a África Subsaariana (15,5%).

É importante notar que a Europa responde por apenas 2,7% dos muçulmanos do mundo, mas eles são quase 43,5 milhões, o equivalente a 5,9% da população europeia. É uma porcentagem pequena, mas as comunidades muçulmanas costumam ser muito visíveis e, às vezes, muito ativas, o que ajuda a explicar as tensões no continente.

06_ms-map

Vale notar também que estão no Oriente Médio e no Norte da África cerca de 317 milhões de muçulmanos, uma fração dos muçulmanos do mundo. Este número ajuda a derrubar a tese, defendida por muitos, de que os muçulmanos necessariamente produzem regimes autoritários. Os problemas de autoritarismo no Oriente Médio e no Norte da África estão estritamente ligados à história daquele lugar.

Os países com mais muçulmanos do mundo são:

Indonésia – 209,1 milhões (87,2% da população local)
Índia – 176,1 milhões (14,4%)
Paquistão – 167,4 milhões (96,4%)
Bangladesh – 133,5 milhões (89,8%)
Nigéria – 77,3 milhões (48,8%)
Egito – 76,9 milhões (94,9%)
Irã – 73,5 milhões (99,5%)
Turquia – 71,3 milhões (98%)
Argélia – 34,7 milhões (97,9%)
Marrocos – 31,9 milhões (99,9%)

Note-se que, dos dez primeiros, os muçulmanos são maioria em oito deles. De acordo com os números do Pew, 73% dos muçulmanos do mundo vivem em países (49 no total) onde formam a maioria da população. O mapa abaixo mostra os países por maioria religiosa. Os muçulmanos estão representados em verde. A intensidade da cor revela o tamanho da maioria.

20_religionCountryMap

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s