Black Bloc, o novo ator político no Egito

O ambiente de violência e impunidade que surgiu no Egito desde a derrubada de Hosni Mubarak, em fevereiro de 2011, ganhou um novo integrante. É a versão egípcia do Black Bloc (Bloco Negro), um grupo descentralizado, sem hierarquia e organizado (pelo Facebook) para, nas palavras de seus membros, obter os “objetivos revolucionários” e “liberar as pessoas, acabar com a corrupção e derrubar os tiranos”.

O grupo surgiu, em várias cidades do Egito, na véspera do segundo aniversário de início da revolução, em 24 de janeiro de 2013. Seus integrantes se vestem de preto e cobrem o rosto com máscaras de todo tipo, incluindo de Guy Fawkes, celebrizada nos quadrinhos e no filme V de Vingança e, mais recentemente, no movimento Occupy Wall Street.

O movimento defende protestos e é acusado de usar métodos violentos. Alguns deles conversaram com Daniel Steinvorth, repórter da revista alemã Der Spiegel. Ficou claro que o alvo preferencial do Black Bloc é o governo da Irmandade Muçulmana e os grupos violentos supostamente ligados a ela. Segundo muitos oposicionistas egípcios, a Irmandade teria milícias armadas, que seriam responsáveis pelos episódios de violência ocorridos na crise política de dezembro.

O grupo está no radar das autoridades. Em visita à Alemanha, o presidente do Egito, Mohamed Morsi, comparou o Black Bloc egípcio com os que existiram na Europa nos anos 1980 e 1990. O procurador-geral do Egito, Talaat Abdullah, chamou a facção de “terrorista”. Em 1º de fevereiro, um membro sofreu a mais comum acusação feita no Oriente Médio, e particularmente no Egito, a de ser um sabotador agindo a serviço de Israel.

É, como afirmou Yigal Palmor, o porta-voz do Ministério do Exterior de Israel, uma acusação nonsense. A existência do Black Bloc, no entanto, é bastante real, e ele tende a florescer no caos egípcio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s