Para não referendar Assad, Brasil segue sem embaixador na Síria

Edgard Antonio Casciano (à dir.) em audiência no Senado. Foto: Agência Senado
Edgard Antonio Casciano (à dir.) em audiência no Senado. Foto: Agência Senado

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado aprovou há cerca de duas semanas o nome de Edgard Antonio Casciano para a embaixada do Brasil em Atenas, na Grécia. Casciano, cujo agrément foi emitido pelo governo grego em janeiro, era o embaixador do Brasil em Damasco até julho, quando foi enviado para Beirute (Líbano) com o agravamento da guerra civil.

Por enquanto, a intenção da presidenta Dilma Rousseff e do Itamaraty é manter a embaixada sem o principal representante diplomático. “Vamos mandar um encarregado de negócios”, afirmou na noite de segunda-feira 29 o ministro Carlos Ricardo Martins Ceglia, diretor do Departamento do Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, em palestra na Universidade de São Paulo sobre a política externa do Brasil para a região.

De acordo com Ceglia, o Brasil acredita que enviar um embaixador à Damasco seria dar apoio ao ditador sírio, Bashar al-Assad. Isso porque seria necessária a anuência de Assad para o Itamaraty trocar seu representante. Casciano estava prestes a completar quatro anos como embaixador na Síria, período após o qual, normalmente, os diplomatas são removidos para outra localidade.

Ainda de acordo com Ceglia, o Brasil mantém a mesma postura diante da crise na Síria. Defende o princípio da não intervenção, mas não está indiferente ao que ocorre no país árabe. O governo Dilma considera o regime Assad o maior responsável pelas atrocidades que estão ocorrendo, mas condena também a oposição, que “caiu na armadilha” da luta armada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s