O time da AUNS. Foto: Divulgação

Salaam Dunk: o esporte como ferramenta social

A história contada no documentário Salaam Dunk (que está sendo transmitido pelo SporTV no Brasil) sintetiza todos os efeitos positivos que o esporte pode exercer sobre uma sociedade. Mesmo no Iraque, cujo tecido social, já problemático, foi destroçado após a invasão liderada pelos Estados Unidos, em 2003, o esporte é capaz de ajudar as pessoas a superar o sectarismo e a violência.

As estrelas do filme são as jogadoras do time de basquete da Universidade Americana do Iraque – Sulaimani (AUIS, na sigla em inglês). A maior parte delas nunca havia praticado qualquer esporte – uma atividade “reservada” aos homens – antes de entrar para a equipe. Por meio de entrevistas e diários pessoais, as jogadoras revelam o significado do esporte e do grupo para cada uma delas. 

Além de servir como autoafirmação num país altamente machista e, muitas vezes, misógino, o basquete ajuda na integração entre as garotas. No time há árabes, curdas, turcomenas, muçulmanas, cristãs e outras representantes da heterogênea sociedade iraquiana. É interessante ver como essas diferenças não são aparentes quando todas vibram juntas nas suadas vitórias ou sofrem juntas nas duras derrotas.

Parte do sucesso da universidade está na estabilidade proporcionada pela situação política atual do Curdistão iraquiano, no norte do país, onde fica a cidade de Sulaimani. A região desfruta de grande autonomia dentro do Iraque e não tem o mesmo grau de violência de outras partes do país, afetadas pelo sectarismo entre xiitas e sunitas.

Assim como o basquete e a cidade de Sulaimani, a Universidade Americana é um refúgio para as garotas, mas, neste caso, proibido. Muitas delas são de Bagdá e não podem dizer na cidade natal que atuam no time de uma universidade ligada aos Estados Unidos. É o resultado do ódio provocado pela invasão e posterior ocupação.

No iTunes é possível comprar o filme Salaam Dunk. O trailer está aqui abaixo:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s