Na Síria, duelo Al-Qaeda x Al-Qaeda recruta até crianças

alqaedateensUm vídeo divulgado pelo site do The Middle East Media Research Institute (Memri) mostrou mais uma face aterradora do conflito na Síria. Adolescentes e crianças, mascarados e fardados, manipulando armas pesadas e entoando cânticos suicidas num campo de treinamento do Estado Islâmico do Iraque e da Síria (ISIS). Desde quarta-feira, quando o vídeo surgiu, o Memri retirou-o do Youtube, mas as imagens estão disponíveis em outros sites, como este. 

O Estado Islâmico do Iraque e da Síria seria um braço da Al-Qaeda atuando em conjunto no Iraque e na Síria. “Seria” porque o anúncio da criação do Estado Islâmico do Iraque e da Síria foi feito pelo líder da Al-Qaeda no Iraque (Abu Bakr al-Baghdadi), mas estaria sendo questionado pela Jabhat al-Nusra, a facção síria que, em abril, jurou lealdade a Ayman al-Zawahiri, o líder da Al-Qaeda.

Em post no Syria Comment, Aron Lund relata que o líder da Al-Nusra, Abu Mohammed al-Joulani, reconheceu que teve a ajuda dos colegas iraquianos, mas rejeitou a ideia de uma fusão total entre os dois grupos. A lealdade à Al-Qaeda global, segundo Lund, provocou uma série de divisões na Al-Nusra, como mostram reportagens da agência Reuters e dos jornais The National e The Daily Telegraph. Alguns integrantes teriam dificuldades para aceitar a transformação da causa síria numa causa global.

Haveria inclusive, segundo o Telegraph, uma disputa por poder dentro da Síria entre o Estado Islâmico do Iraque e a Jabhat al-Nusra. O primeiro grupo estaria, em alguns locais, mais forte. Não seria uma surpresa, tendo em vista que o Estado Islâmico do Iraque é um grupo mais bem organizado e mais preparado, por estar na ativa há anos (surgiu durante a ocupação do Iraque pelos Estados Unidos).

A existência de um campo de treinamento de adolescentes em Al-Bukamal (cidade síria na fronteira com o Iraque), como divulgado pelo Memri, seria mais uma prova da força do Estado Islâmico dos Iraque dentro da Síria.  Não se sabe, por enquanto, como este avanço será encarado pela Al-Nusra e como vai influenciar a guerra civil síria.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s