Qual é a imagem do Irã no mundo?

Iran-02 Uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center em 39 países mostrou que a imagem do Irã perante o mundo é péssima. Em apenas quatro dos Estados pesquisados há mais impressões positivas do que negativas sobre o Irã, e em apenas dois deles as maiorias são significativas – Indonésia, maior país muçulmano do mundo, em que 55% têm visões favoráveis do Irã; e Paquistão, onde 69% enxergam o Irã de forma positiva.

Em todos os outros países a visão majoritária é negativa, sendo que Israel é o campeão, com 92%. França (88%), Itália (85%), Alemanha (85%), Espanha (84%) e Jordânia (81%) aparecem em seguida. No ranking dos povos que têm mais visões negativas sobre o Irã, o Brasil aparece em 10º lugar, atrás desses todos e de Egito (78%), Japão (75%) e República Tcheca (74%).

De acordo com o Pew, dois fatores podem ajudar a derrubar a imagem do Irã: o fato de o governo ser visto como um que não respeita as liberdades individuais de sua população e o programa nuclear, que Teerã alega ter fins pacíficos. No primeiro quesito, 61% dos entrevistados globalmente disseram que Teerã não respeita seus cidadãos. Em 11 países mais de 80% das pessoas responderam desta forma, incluindo o Brasil (82%).

Não há dados globais para a questão nuclear, mas a pesquisa mostra que maiorias grandes nos EUA, na Europa e no Oriente Médio se opõem à possibilidade de o Irã ter uma bomba nuclear. São 96% em Israel e na Alemanha, 94% na França, 93% nos EUA, 89% no Reino Unido, 79% na Jordânia, 75% na Rússia, 73% no Egito e 62% na China. Entre os pesquisados, apenas nos Territórios Palestinos Ocupados uma maioria quer o Irã com a bomba (51% a 38%).

Nesta sexta-feira 14, o Irã vai às urnas e o sucessor de Mahmoud Ahmadinejad na presidência deve ser um dos candidatos apoiados pelo líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. Após anos de diferenças com Ahmadinejad, Khamenei espera colocar um aliado na presidência para ampliar seu poder no Irã. É um sinal de que a imagem do Irã diante de seus vizinhos e do mundo vai continuar degringolando.

*No caso do Brasil, foram entrevistadas 960 pessoas e a margem de erro é de 4,1 pontos percentuais para cima ou para baixo. A íntegra da pesquisa pode ser consultada aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s