O confronto entre o Exército Livre da Síria e a Al-Qaeda já começou

No fim de 2012, em um dos comentários que fiz sobre a situação na Síria, tentei mostrar aquilo que os poucos correspondentes internacionais presente no país vinham revelando, a existência de duas grandes forças entre os rebeldes que combatem Bashar al-Assad: os radicais islâmicos e o Exército Livre da Síria. Mostrar os tons de cinza na oposição a Assad fez com que eu fosse chamado, entre outras coisas, de “porta-voz dos terroristas sunitas sírios”.

Eis que, depois de uma série de outras grandes reportagens de veículos internacionais revelando as divisões na oposição síria, surge uma prova cabal da divisão. Segundo noticiou a agência Reuters na quinta-feira 11, militantes do Estado Islâmico do Iraque e da Síria, grupo afiliado à Al-Qaeda, mataram um comandante do Exército Livre da Síria (ELS), Kamal Hamami (nom de guerre Abu Bassel al-Ladkani).

De acordo com a Reuters, Hamami foi se encontrar com líderes do braço da Al-Qaeda para discutir estratégias de guerra e acabou assassinado. Um porta-voz do ELS afirmou que recebeu uma ligação de integrantes da Al-Qaeda com essa informação e com a promessa de que qualquer comandante do  ELS teria o mesmo destino.

Neste texto, de junho, tentei fazer uma divisão didática dos três confrontos em curso na Síria: entre potências mundiais, entre potências regionais nas linhas xiita e sunita, e o confronto interno entre Exército Livre da Síria e a Al-Qaeda. A expectativa era de que este terceiro confronto ficasse mais acirrado após uma possível queda de Assad. Seu início precoce é um presente para o ditador sírio. Uma oposição não apenas fragmentada, mas em conflito, tende a ter sua força diluída e se tornar um alvo mais fácil, afastando acenos de ajuda externa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s