O que significa Allahu akbar?

O termo árabe Allahu akbar significa algo como “Deus é grande” e é usado pelos muçulmanos em diversas ocasiões, que vão desde as orações formais até manifestações de alegria e força, entre outras.

Algumas pessoas, de forma errada, atrelam o termo ao terrorismo islâmico, pois Allahu akbar é usado também por terroristas muçulmanos. Essa interpretação é tão comum que até mesmo um senador norte-americano a adotou.

Como mostrou a New York Magazine, um apresentador da Fox News, canal de tendências islamofóbicas, questionou os senadores republicanos John McCain (Arizona) e Lindsey Graham (Carolina do Sul) sobre o termo. McCain explicou que Allahu akbar “é tão ofensivo quanto dizer ‘graças a Deus'”. Graham, entretanto, afirmou que Allahu akbar é um “grito de guerra”. “Quando alguém grita Allahu akbar no Oriente Médio, eu me agacho”.

A revista, então, foi buscar exemplos do uso do termo. Dois vídeos estão abaixo. No primeiro, o ex-jogador de basquete Larry Johnson agradece a Alá por uma vitória na NBA. No outro, pessoas celebram o encontro entre um pai e um filho após o ataque químico em Ghouta, subúrbio de Damasco, em 21 de agosto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s