No Egito, a perseguição política chegou ao esporte

Youssef com a camisa que gerou punição (Foto: Reprodução)
Youssef com a camisa que gerou punição (Foto: Reprodução)

Desde o golpe de Estado contra Mohamed Morsi, em julho, forças políticas egípcias estão tentando trazer de volta à vida o regime criado nos anos 1950 por Gamal Abdel Nasser e que perdurou, com algumas modificações, até 2011, quando Hosni Mubarak foi deposto. Na tentativa de consolidar seu poder, essas forças políticas estão perseguindo outras, rivais, nomeadamente a Irmandade Muçulmana, grupo ao qual Morsi pertencia. Agora, a caça às bruxas chegou ao esporte.

Durante a disputa de um torneio de kung fu na Rússia, o lutador egípcio Mohamed Youssef celebrou a vitória vestindo uma camiseta com um símbolo que indica solidariedade com a Irmandade Muçulmana. É a saudação com quatro dedos, conhecida como R4bia, alusão à praça em frente à mesquita Rabaa Al-Adawiya, no Cairo, onde centenas de simpatizantes da Irmandade foram assassinados dias depois do golpe. Rabaa, em árabe, significa quatro.

Por conta da demonstração de apoio, Youssef foi mandado de volta para o Egito e interrogado ao chegar ao aeroporto. Sua medalha de ouro foi confiscada e a participação no Campeonato Mundial de Kung Fu, que começa nesta semana, cancelada.

O caso de Youssef é um entre vários registrados na história do esporte, mas importante para o momento atual do Egito. É mais uma prova de que o atual regime, cívico-militar, não desejava apenas impedir o crescente autoritarismo de Morsi e da Irmandade Muçulmana, mas refazer o poder do chamado “Estado profundo” do Egito, instalado no Judiciário, nas forças de segurança, na mídia, em alguns setores da elite econômica e agora apoiado pelas Forças Armadas.

Neste clima, a perseguição aos esportistas – um grupo sempre diverso politicamente, não apenas no Egito, mas em todo o mundo – pode virar lugar comum dando ao regime egípcio mais uma característica de ditaduras com as quais o mundo se acostumou a conviver.

Post publicado originalmente no blog Esporte Fino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s