knock-on-the-door-gaza

Vídeo: os mísseis “knock on the door” de Israel

Desde o início da operação Protective Edge (Borda Protetora) das Forças Armadas de Israel na Faixa de Gaza, 75% dos mortos são, de acordo com a ONU, civis. Isso tem ocorrido mesmo com as diversas modalidades de avisos feitos aos civis palestinos por parte de Israel, indicando o fracasso desses procedimentos.

As formas mais comuns de alerta são telefonemas e o lançamento de panfletos sobre as áreas que serão bombardeadas. Em 12 de julho, a agência de notícias palestina Watania divulgou uma impressionante gravação que mostra um terceiro tipo de “alertas”: o lançamento preventivo de mísseis sem armamento sobre os alvos, tiro conhecido como “knock on the door” ou “batida na porta”.

De acordo com a agência Watania, a casa do vídeo abaixo pertencia a Samir Nofal, que conseguiu tirar todos seus familiares do local. A residência teria recebido uma ligação do Exército de Israel informando sobre o ataque, segundo a Reuters. Cerca de 15 minutos depois, os mísseis “knock on the door” caíram sobre a casa. Outros 15 minutos se passaram e, então, mísseis carregados atingem a casa e a destroem por completo.

A sequência pode ser vista no vídeo abaixo – que corta a maior parte dos 15 minutos entre o míssil “knock on the door” e o míssil efetivo.

Este tipo de aviso é condenado por organizações de direitos humanos. “Em nenhum hipótese atirar um míssil em uma casa civil pode constituir um efetivo ‘alerta’. A Anistia Internacional documentou casos de civis mortos ou feridos por esses mísseis em outras operações israelenses na Faixa de Gaza”, afirmou Philip Luther, diretor da Anistia Internacional para o Oriente Médio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s