Em vermelho, o território que estaria sob controle do Estado Islâmico (Foto: Reprodução / Vice)

Estado Islâmico: a videoreportagem da Vice

A videoreportagem feita por Medyan Dairieh para a Vice é até aqui o retrato mais profundo do Estado Islâmico (EI), a entidade antes conhecida como Estado Islâmico do Iraque e da Síria que declarou um califado em partes desses dois países em 30 de junho.

A reportagem de Dairieh é importante pois mostra que o avanço do EI, fruto em parte de um levante sunita no Iraque contra o governo xiita, sobrevive por conta de seus armamentos mas também por desfrutar de significativo grau de legitimidade entre a população sunita, alienada pelos sucessivos e sectários governos de Nouri al-Maliki.

Centrado em Raqqa, a “capital” do Estado Islâmico, o documentário mostra diversos aspectos do que tem ocorrido, mas o mais importante são as crianças e adolescentes “conquistados” pela ideologia ultrarradical de Abu Bakr al-Baghdadi.

A capilaridade e a legitimidade do Estado Islâmico revelam que o grupo pode regredir diante da reação liderada pelos Estados Unidos e pela Arábia Saudita, mas que sua existência provavelmente não é mais totalmente reversível. Washington planeja apoio de longo prazo ao Iraque, e a construção de um governo inclusivo, mas há indícios suficientes para crer que algum nível de instabilidade gerado pela ideologia do que sobrar do Estado Islâmico sempre existirá.

Abaixo, os cinco vídeos da Vice:

 

 

 

 

Foto: Em vermelho, o território que estaria sob controle do Estado Islâmico / Reprodução / Vice

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s